講習
O CURSO
O que preciso para me inscrever?
Muita vontade em aprender, perguntar bastante coisa, ter 18 anos completos e não há a necessidade do “Fazer um curso para fazer o outro”. Aqui, todos vão começar do zero e sair aprendendo a compreender as informações escritas no rótulo, em japonês.
Como o curso é a noite, melhor assistir a aula jantado ou poderá trazer lanche simples.
O que vou aprender e degustar no Curso de Formação?
Durante 3 horas por aula, onde todos vão estar no mesmo barco, remando para o conhecimento junto com uma turma bem legal com o mesmo objetivo. E ainda com 3 rótulos de sakes degustados por dia e quando chegarmos ao destino já serão 18.
1º AULA - Conheça os ingredientes - Arroz, Água, Koji, Levedura
O Sake, assim como outras bebidas fermentadas, é bem simples com poucos ingredientes. Mas são neles que se escondem muitas curiosidades e informações importantes, onde nenhum pequeno detalhe pode ser ignorado.
Degustação de Sakes: A Diferença entre o Sake Brasileiro, Americano e Japonês.
Acho que a primeira coisa a se fazer é conhecer o que temos aqui no Brasil e sentir a diferença entre eles.
2º AULA - Produção do Sake
A produção de Sake pode até parecer um pouco com a cerveja e outra parte com o vinho. Mas uma boa parte é bem particular do Sake que não tem termos para uma comparação.
Degustação de Sakes: A Diferença entre Sakes do mesmo tipo e a mesma região do Japão
Agora, vamos ver o que um mesmo tipo e a mesma região produtora de sake, pode oferecer ao público. Será que são todas iguais ou diferentes?
3º AULA - Tipos, Categorias e Classificação do Sake, Temperatura, Rituais
Acompanhando a produção de Sake, aprendemos que nasceram ali, vários Tipos de Sakes. Tem as suas Categorias de refinamento da bebida, como é Classificado se a bebida é Seca ou Doce, quais Sakes posso aquecer e seus rituais para beber.
Degustação de Sakes: O mesmo sake em temperaturas diferentes
Muitos curtem tomar Sake gelado, mas os sommeliers aprendem tomando em temperatura ambiente. E muitos vão poder provar o sake quente.
4º AULA - Noção do idioma japonês, Leitura de Rótulo e Harmonização do Sake
Duas tarefas que são inevitáveis nu mundo da bebida é ler rótulos e conhecer a harmonização. Pois é, e para ler os rótulos, precisamos entender o próprio idioma. Um teste de fogo divertido que muitos ficaram intimidados mas foram para cima e hoje conseguem comprar sakes sem medo. E depois desta tarefa, uma deliciosa experiência de harmonização na prática, produzida por restaurantes japoneses parceiros.
Degustação de Sakes: Harmonização com 3 pratos japoneses.
5º AULA - Etiqueta , Izakaya, Restaurante e Técnicas de Omotenashi
Para um restaurante, não basta aprender os ingredientes, como é produzido e saber de todos os serviços se não souber COMO servir. Aqui vamos conhecer como funciona um Restaurante japonês com foco no Izakaya, como aplicar a etiqueta, como lidar com clientes japoneses através da técnica de Omotenashi. Agora, se você é um cliente, você não será surpreendido quando chegar no Japão.
Degustação de Sakes: Diferentes Tipos de Sakes
Aqui você vai ter a chance de provar sakes de diferentes tipos, muitas vezes difícil de encontrar no mercado
Exame
Não tenha medo, o exame é com consulta. Traga todas as suas anotações, celular ou tablet onde estão todas os slides do Powerpoint previamente enviados.
As provas serão corrigidas e devolvidas no mesmo dia. Ou seja, saberá se se tornou um SAKE EXPERT ou tentará na próxima vez.
A Certificação dos aprovados acontecerá no mesmo dia do exame e terá sessão de fotos. Capricha no visual para comemorar com a gente.
Como é o local?
O local para o curso foi escolhido com muito cuidado e carinho. Ambiente bem descontraído, leve e com infraestrutura completa, com WIFI, ar condicionado, banheiros exclusivos para os alunos, sala de apoio e cabine para reunião.
Como é permitido trazer lanches simples para o curso, tem uma copa equipada com forno e microondas para preparar antes da aula. Água, café e chás estarão disponíveis aos alunos à vontade.
Para quem desejar vir de bike do Itaú, tem o bicicletário bem na frente do edifício para deixar.
Há 3 metros da Avenida Eng. Luis Carlos Berrini onde circulam várias linhas de ônibus para tudo que é canto, fica também há 300 metros da Estação Berrini da CPTM.
OBS: Como há a degustação de bebida alcoólica, recomendamos os alunos a chegar e partir do local da aula, não conduzindo o seu próprio veículo.