Curso de Formação
SAKE EXPERT
Como funciona o Curso
Como sabem o nosso Brasil tem uma tamanho continental e se comparado com o tamanho do Japão, temos vários países dentro de um. Para se ter uma ideia, o Curso de Formação da JSA no Japão acontece em várias cidades, enquanto que em outros países só se realizam em uma única cidade, que costuma ser a capital.
Como bem sabemos, o Brasil é um país do tamanho de um continente, o que é necessário percorramos várias cidades para tentar oferecer o máximo desta maravilhosa cultura.
Então selecionamos algumas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre para promovermos o Curso no local e para outras cidades não contempladas até o momento, estaremos te esperando aqui na cidade de São Paulo.
O curso será realizado em 2 dias, 3 aulas de 3 horas por dia e 1 exame para a certificação. As provas serão corrigidas na hora e a entrega do Certificado de Aprovação e o Pin serão feitas aos aprovados no dia.
Cronograma do Curso
1º DIA (sab)
9h AULA 1
12h Almoço (Não incluso no valor do Curso)
13h30 AULA 2
16h30 Break
17h AULA 3
20h Término
2º DIA (dom)
9h AULA 4
12h Almoço INCLUSO
13h30 AULA 5
16h30 Break
17h EXAME
18h Correção e Certificação
19h Encerramento
Cronograma pode ser alterado de acordo com agendamento do local
O que preciso para me inscrever?
Muita vontade em aprender, perguntar bastante coisa, ter 18 anos completos e não há a necessidade do “Fazer um curso para fazer o outro”. Aqui, todos vão começar do zero e sair aprendendo a compreender as informações escritas no rótulo, em japonês.
Não se preocupe com o "Não sou do ramo da gastronomia". Mais da metade de cada turma que já foram aprovados, passam bem longe da área de gastronomia. Já tivemos advogados, médicos, pessoal do mercado financeiro, músico, gamer, etc. Tem espaço para todo mundo.
O que vou aprender e degustar no Curso de Formação?
Durante 3 horas por aula, onde todos vão estar no mesmo barco, remando para o conhecimento junto com uma turma bem legal com o mesmo objetivo. E ainda com 3 rótulos de sakes degustados por dia e quando chegarmos ao destino já serão 18.
1º AULA - Conheça os ingredientes - Arroz, Água, Koji, Levedura
O Sake, assim como outras bebidas fermentadas, é bem simples com poucos ingredientes. Mas são neles que se escondem muitas curiosidades e informações importantes, onde nenhum pequeno detalhe pode ser ignorado.
Degustação de Sakes: A Diferença entre o Sake Brasileiro, Americano e Japonês.
Acho que a primeira coisa a se fazer é conhecer o que temos aqui no Brasil e sentir a diferença entre eles.
2º AULA - Produção do Sake
A produção de Sake pode até parecer um pouco com a cerveja e outra parte com o vinho. Mas uma boa parte é bem particular do Sake que não tem termos para uma comparação.
Degustação de Sakes: A Diferença entre Sakes do mesmo tipo e a mesma região do Japão
Agora, vamos ver o que um mesmo tipo e a mesma região produtora de sake, pode oferecer ao público. Será que são todas iguais ou diferentes?
3º AULA - Tipos, Categorias e Classificação do Sake, Temperatura, Rituais
Acompanhando a produção de Sake, aprendemos que nasceram ali, vários Tipos de Sakes. Tem as suas Categorias de refinamento da bebida, como é Classificado se a bebida é Seca ou Doce, quais Sakes posso aquecer e seus rituais para beber.
Degustação de Sakes: O mesmo sake em temperaturas diferentes
Muitos curtem tomar Sake gelado, mas os sommeliers aprendem tomando em temperatura ambiente. E muitos vão poder provar o sake quente.
4º AULA - Noção do idioma japonês, Leitura de Rótulo e Harmonização do Sake
Duas tarefas que são inevitáveis no mundo da bebida é ler rótulos e conhecer a harmonização. Pois é, e para ler os rótulos, precisamos entender o próprio idioma. Um teste de fogo divertido que muitos ficaram intimidados mas foram para cima e hoje conseguem comprar sakes sem medo. E depois desta tarefa, uma deliciosa experiência de harmonização na prática, produzida por restaurantes japoneses parceiros.
Degustação de Sakes: Harmonização com 3 pratos japoneses.
5º AULA - Etiqueta , Izakaya, Restaurante e Técnicas de Omotenashi
Para um restaurante, não basta aprender os ingredientes, como é produzido e saber de todos os serviços se não souber COMO servir. Aqui vamos conhecer como funciona um Restaurante japonês com foco no Izakaya, como aplicar a etiqueta, como lidar com clientes japoneses através da técnica de Omotenashi. Agora, se você é um cliente, você não será surpreendido quando chegar no Japão.
Degustação de Sakes: Diferentes Tipos de Sakes
Aqui você vai ter a chance de provar sakes de diferentes tipos, muitas vezes difícil de encontrar no mercado
Exame
Não tenha medo, o exame é com consulta. Traga todas as suas anotações, celular ou tablet onde estão todas os slides do Powerpoint previamente enviados.
As provas serão corrigidas e devolvidas no mesmo dia. Ou seja, saberá se se tornou um SAKE EXPERT ou tentará na próxima vez.
A Certificação dos aprovados acontecerá no mesmo dia do exame e terá sessão de fotos. Capricha no visual para comemorar com a gente.
Onde será o Curso?
O local sempre será em restaurantes onde há a capacidade de acolher uma sala de aula e que dê tranquilidade e privacidade tanto para os alunos quanto para os clientes, salas de convenções de hotéis e área de eventos em coworking.